Thursday, July 10, 2008

A vida dura das crianças

E na verdade a psicologa nos deu uma volta e nos despachou pra fonoaudiologa. Entao o papo foi com ela. Até que o papo foi bom, ela fez um monte de perguntas, eu chutei a maioria, pois como posso lembrar com quantos meses sentou, engatinhou, etc..? So lembro q andou com 1 ano e 2 semanas, mas o resto... Perguntou tb qual a pomada de assadura q eu uso. Gulp! só sei que nao uso hypoglos, mas a que uso... sei la. Mas enfim, conversamos bastante sobre ele, seu jeito, tiramos duvidas ela deu uns toques interessantes. Viu que eu nao sou mãe fresca e vi que ela concorda com a forma como conduzo as coisas. Sobre o fato do pietro ter mania de dar ordens, inclusive quando cozinho dizendo o que colocar e o que NÃO colocar na comida, eu lhe disse que muitas vezas me zango e falo pra ele que eu que estou cozinhando e portanto farei as coisas do meu jeito e não do dele. Ela acha que não devo medir forças com ele e que ao invés disso devo explicar porque estou fazendo as coisas daquele jeito. Sim, tem razão, mas quando vc chega cansada em casa, fica difícil manter toda essa psicologia, mas vamos tentar. Ela tb desaconselha falar outra lingua com a criança nesta fase, diz que é melhor a criança primeiro aprender a lingua mãe. Por esse conselho vou passar batida, ok? Afinal eu cresci falando as 2 desde 1 ano de idade. Sobrevivi.

Eu comentei que agora que ele vai fazer 2 anos, não é mais bebe e precisamos parar de chama-lo assim, pois ele precisa entender que está crescendo. Ela diz que isso é fundamental, que pra criança evoluir e amadurecer é muito importante que os pais comecem a faze-la entender que já não é mais um bb e parar de trata-lo como tal. Sobre querermos abaixar o berço pra que vire caminha, vamos esperar passar a fase de adaptação dele na escola pra então fazermos isso. Não da pra ter tanta novidade junta ao mesmo tempo.

Ela deu varios exemplos de crianças que fazem isso e aquilo e que a grande maioria das vezes elas se comportam de determinada forma por causa dos pais. A criança é mesmo um espelho dos pais. Tem os que continuam a tratar as crianças feito dementes até quando crescem... os que depositam suas neuras e frustrações sobre os filhos... os que não dão a mínima... não é nada fácil ser criança. por isso tem tanto adulto doido por ai.

No comments: