Sunday, July 27, 2008

A desgraça dos outros

Pietro está começando a entender melhor os fatos engraçados da vida. Adora ver video cassetadas do faustão e fica gritando "caiu". Dai quando aparece o chato do faustão, ele grita "sai" "quer cair".

Corrida de carros ele também está adorando e fica gritando "bateu". Ele gosta é de ver as batidas e adivinha quem ensinou?

Tuesday, July 22, 2008

Esse não


Tai o Pietro lindão de pijama que a Zia Assuntina fez pra ele. Ainda na italia, assim que ela me deu os pijaminhos (são varios), eu quis usar nele, mas ele fez um escandalo, não quis colocar de jeito nenhum e ficou dizendo "esse não, o oto". Dai eu pensei "ferrou-se. Não vai querer colocar o pijama nunca". Ai eu comecei a lavagem cerebral, que durou dias. Eu dizia que era o pijama lindo, igual ao do papai e que quando o Papai visse ia dizer "noosssa!! que menino lindo" E funcionou. Hoje ele ja deixa colocar, mas tem que distrai-lo, pois a principio o Pietro nunca quer colocar nem tirar a roupa.

Ainda bem

Outro dia o Pietro me chamou de mamãe nancy (neci). Dai eu perguntei pra ele se por acaso tinha outra mamãe e a resposta dele: "ainda não"

Pediu pra sair

e assim, chegou ao fim a baba do Pietro. Como ele vai começar a escolinha, disse a ela que agora precisaria que ela fizesse serviços de casa também, mas como quer ser só baba vai sair. No inicio fiquei angustiada com o fato de ter q buscar nova baba. A moça q eu estava de olho e ofereci 300 a mais do que ganhava não viria mais, pois a patroa dela cobriu a oferta. Então a empregada de minha cunhada me indicou uma moça. Muito boazinha, de confiança, bem legal. Mas deve ter 2 m de altura e pesar uns 180 kg. Claro que assim que o Carlos viu não topou de jeito nenhum. Fiquei com dó, mas enfim... já aprendi que se não agradar o marido nesse quesito o preço sai bem caro. Então hoje veio outra aqui da rua, muito boazinha tambem e mignon. Ele gostou, eu também e Pietro já conhece. Quando ela entrou em casa ele disse "josi" e riu. Pronto. Só tem tu, vai tu mesmo.
Desafio vencido. Próximo desafio: festa do Pietro.
O convite ta pronto. Só falta o resto todo.

Thursday, July 10, 2008

A vida dura das crianças

E na verdade a psicologa nos deu uma volta e nos despachou pra fonoaudiologa. Entao o papo foi com ela. Até que o papo foi bom, ela fez um monte de perguntas, eu chutei a maioria, pois como posso lembrar com quantos meses sentou, engatinhou, etc..? So lembro q andou com 1 ano e 2 semanas, mas o resto... Perguntou tb qual a pomada de assadura q eu uso. Gulp! só sei que nao uso hypoglos, mas a que uso... sei la. Mas enfim, conversamos bastante sobre ele, seu jeito, tiramos duvidas ela deu uns toques interessantes. Viu que eu nao sou mãe fresca e vi que ela concorda com a forma como conduzo as coisas. Sobre o fato do pietro ter mania de dar ordens, inclusive quando cozinho dizendo o que colocar e o que NÃO colocar na comida, eu lhe disse que muitas vezas me zango e falo pra ele que eu que estou cozinhando e portanto farei as coisas do meu jeito e não do dele. Ela acha que não devo medir forças com ele e que ao invés disso devo explicar porque estou fazendo as coisas daquele jeito. Sim, tem razão, mas quando vc chega cansada em casa, fica difícil manter toda essa psicologia, mas vamos tentar. Ela tb desaconselha falar outra lingua com a criança nesta fase, diz que é melhor a criança primeiro aprender a lingua mãe. Por esse conselho vou passar batida, ok? Afinal eu cresci falando as 2 desde 1 ano de idade. Sobrevivi.

Eu comentei que agora que ele vai fazer 2 anos, não é mais bebe e precisamos parar de chama-lo assim, pois ele precisa entender que está crescendo. Ela diz que isso é fundamental, que pra criança evoluir e amadurecer é muito importante que os pais comecem a faze-la entender que já não é mais um bb e parar de trata-lo como tal. Sobre querermos abaixar o berço pra que vire caminha, vamos esperar passar a fase de adaptação dele na escola pra então fazermos isso. Não da pra ter tanta novidade junta ao mesmo tempo.

Ela deu varios exemplos de crianças que fazem isso e aquilo e que a grande maioria das vezes elas se comportam de determinada forma por causa dos pais. A criança é mesmo um espelho dos pais. Tem os que continuam a tratar as crianças feito dementes até quando crescem... os que depositam suas neuras e frustrações sobre os filhos... os que não dão a mínima... não é nada fácil ser criança. por isso tem tanto adulto doido por ai.

Saturday, July 05, 2008

Enfim, a matricula!

Matriculei Pietro na escolinha. Começa em agosto. Estou bem animada pra essa nova fase. Na terça tenho entrevista com a psicologa e terei de me esforçar muito pra não transparecer meu lado rabugenta, anticonvencional, pra não dizer meu desdém por aquelas frescuras, aquele papo piegas de psicologa barata que é o que eu imagino encontrar. Então já vou treinando meu lado boa mocinha, mamãe engomada pra ficar bem na foto. Depois, com o tempo, coloco as manguinhas de fora. Mas como será esse papo de terça? Eu tenho mil duvidas e perguntas e aposto como que ela não vai saber responder nenhuma e vai ficar rodando aquele disco de sempre, repetindo a mesma baboseira que repete pras demais mães "o nosso programa de educação para o pensar defende o exercício diário das habilidades do pensamento. O aspecto central da metodologia é a realização do diálogo investigativo que transforma os grupos de educandos em pequenas comunidades de investigação" Pois é, e por aí vai. E quando vc vê, as tais comunidades são formadas pelas serventes-babás que mal sabem ler e escrever. Mas o preço por 4 míseras horas é compatível com uma faculdade católica da vida. Então tá. Não vamos começar já esculhambando a escolinha. Como disse estou muito animada e espero que ela ajude Pietro a evoluir na fala e principalmente na relação com outras crianças, a conviver bem em comunidade. Mas não me venham com caô de diálogo investigativo , pois não tenho saco. E o pior é que vou ter que ler a brochura toda de longas 7 páginas com essa baboseira. Vai que depois a tal psicologa me pergunta e eu não sei nada. Aí começamos bem.

Então o que eu espero mesmo da escola, é que seja gerida por pessoas inteligentes, focadas e práticas e que os coleguinhas tenham um nível socio-cultural compatível com o do Pietro. Nem mais nem menos. Será que pega mal dizer isso?

Mas pro Pietro eu já estou introduzindo o assunto. No dia que fiz a matricula levei ele comigo e ele ficou hipnotizado vendo as crianças maiores brincando no pátio. Dá pra perceber o quanto ele gostaria de estar lá, mas se assusta com o novo e desconhecido. Eu e Carlos estamos achando que ele vai adorar. Claro que no início ele vai estranhar um pouco e com certeza vai grudar na mamãe, mas depois que pegar intimidade com a turma, nem vai me dar bola. Espero.

Mais Italia

E tome fotos da viagem:
http://stellaquental.multiply.com/photos/album/54/ITALIA_2008


Na praia de San Montano, Pietro toma mais um caldo do papai.